2º Festival Haicai de Petrópolis

Pela segunda vez em Petrópolis, será realizado o Festival de Haicai, modalidade de poesia milenar japonesa, característica por somente ter três versos e sempre homenagear a natureza. A iniciativa cabe dentro do Festival da Cultura do Japão, realizado pela Associação NIKKEI de Petrópolis, e encontrou parceria na organização de dois entusiasmados poetas, também presidentes de instituições renomadas da cidade: Ataualpa Pereira Filho (presidente da Academia Petropolitana de Educação) e Catarina Maul (presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni).

Contemplando as categorias, juvenil, adulto e ainda adultos de outras cidades, o festival é aguardado por muitos que, mesmo na possibilidade das novas construções literárias surgidas com a modernidade, ainda prezam o estilo nascido do Japão.

A final do concurso acontece dentro de rica semana de programação em agosto, sediada na Casa Claudio de Souza, onde uma viagem é prometida, colorida por apresentações musicais, oficinas, artesanato, artes plásticas, entre outras curiosas formas de visitar o Japão sem sair de Petrópolis.

Vale ressaltar a riqueza de união entre os tantos descendentes de povos que habitam as serras petropolitanas e a valorização de nossos moradores por todas essas origens ou vertentes culturais.

Especialmente na poesia, os escritores desfrutam da oportunidade de refletir, conhecer, escrever e valorizar os colonos alemães, os imigrantes italianos e os japoneses, sempre dentro de importantes programações na cidade, que muito orgulham àqueles que gostam de arte, de saberes, de Literatura.

Seguindo os passos do ocorrido no ano passado, o Festival de Haicai será novamente um sucesso. E dessa vez com um diferencial, premiando os vencedores com troféus artesanais especialmente construídos pela artista plástica e vice presidente do Conselho Municipal de Cultura Sandra Vissotto.


Arigato gozaimasu


Veja como participar e o regulamento AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial